Sobre o Ecoturismo

A Baluarte é especialista em passeios no Delta do Parnaíba (Tutóia-MA), em lancha voadeira e em hilux 4x4. Também oferece serviço de translados e passeios na Rota das Emoções, um misto de atrativos, onde você pode curtir os Lençóis Maranhenses, aproveitar as maravilhas do Delta e as lindas praias de Jericoacoara, tudo com qualidade e segurança.

O diferencial da agência Baluarte é que todos nossos veículos são revisados mensalmente e possuem seguro. Todos os nossos motoristas e pilotos são habilitados e treinados como guias turísticos. Nossos passeios não são feitos aleatoriamente, todos possuem roteiros com mapas e guias explicativos, elaborados por Turismólogos capacitados.

A agência também possui CADASTUR do Ministério do Turismo.

 

PASSEIO ILHAS DO DELTA

Passeio de lancha voadeira no Delta do Parnaíba com saída às 14h do porto de Tutóia, passando por várias ilhas. Na chegada ao porto, na lancha, dispomos de uma caixa térmica com gelo onde você pode colocar suas bebidas, pois nas paradas não há locais de apoio, só é possível avistar as maravilhas da natureza! Na baia de Tutóia, visitamos Cemitério dos Navios e nossos guias vão contar as curiosas histórias de como essas embarcações chegaram aos locais, ainda no século passado. Durante o percurso, paradas para banho no Pontal da Melancieira, apreciação da fauna e flora dentro dos Igarapés e uma divertida e “interativa” demonstração da cata do caranguejo. Vamos as praias e subir as dunas da baia da Melancieira, onde paramos para banho nas lagoas no período chuvoso, depois seguimos entre os braços do Delta. Às 17h seguimos até o Dormitório dos Guarás, para assistir à Revoada desse exótico pássaro vermelho. Retornamos assistindo o pôr-do-sol por volta das 18h. 
 
Obs: No período de Janeiro à Junho, nosso simpático pássaro vermelho está em  período de reprodução, então por medida de segurança, não podemos nos aproximar do berçário. Nesse período, os passeios retornam entre 16h e 17h.
 
 

PASSEIO CIRCUITO PRAIAS

Passeio em 4×4 (jardineira), Quadriciclo ou Buggy nas praias, com saída da pousada às 09h30 ou às 14h, pois dependemos da maré. Percorremos 15Km de belas paisagens à beira mar: Passando na praia da Barra onde avistamos uma carcaça de um navio cargueiro, praia da Moita Verde que é o início dos Lençóis Maranhenses, povoado Arpoador onde paramos em uma casa de pescador para tomar uma água de coco e interagir com a comunidade e até comprar artesanato local, que é feito a base de conchas, fibra do buriti e palha da carnaúba, e depois seguimos até à praia do Amor com parada para desfrutar de uma das mais belas praias em mar aberto do maranhão, em seguida paramos nas dunas dos Pequenos Lençóis, cenário perfeito para se sintonizar com a natureza. Nesse percurso podemos encontrar pescadores saindo ou chegando do mar, e então, ver de perto a lida com as redes de pesca e até comprar peixe e camarões frescos! Em período de Festejos Juninos, é possível apreciar apresentações de bumba-meu-boi das comunidades.

Curiosidade: Você sabia que esse passeio foi ganhador do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade de 2017 na categoria Agência de Viagens? Para ver mais detalhes, clique aqui.

PASSEIO CIRCUITO RIOS

Tutóia é uma cidade repleta de belezas naturais e cujo significado popular, o nome provém do tupi guarani e significa “água boa”. Neste contexto, que o Circuito rios, propõe à você, turista, conhecer um outro lado da cidade, onde cada parada surpreende com a presença de rios e cachoeiras, formando sempre um cenário que contrasta entre a beleza e a simplicidade das famílias anfitriãs das comunidades ribeirinhas. A vivência deste roteiro é muito mais que lazer, é conhecimento ambiental e interatividade.
Saímos de 4x4 às 9h00 com destino a comunidade principal, Curralinho. A primeira parada é na cachoeira de Santa Rosa, formada pelo rio barro duro, de águas límpidas que formam pequenas quedas d’águas, onde você pode experimentar uma maravilhosa “hidromassagem natural”!  Logo após seguimos para conhecer o rio São Bento e continuar o que o passeio propõe, desfrutar de banhos revigorantes nas águas de Tutóia.
O destino principal será por volta das 13h00 no Balneário Belas águas, onde você vai degustar a verdadeira comida do interior, com destaque para a Galinha Caipira com “pirão de parida”, em um local de ambiente agradável e aconchegante que oferece atividades ambientais, entre trilhas ecológicas, passeios de balsa ou caiaque pelo rio, o ou somente se refrescar.
Por volta das 15hs, você vai vivenciar a “lida” de uma casa de forno, onde é feito o beju original da terra. É uma apresentação com degustação no final!  As famílias também produzem artesanato com a tala do buriti que você pode levar para casa. Nenhuma peça é igual à outra, você vai conferir! Frutas variadas podem ser degustadas também, e vocês vão conferir que sabor diferenciado tem uma fruta colhida no pé! O retorno está previsto às 16h00 ao hotel.
 

Mapa da Rota

ROTA DAS EMOÇÕES - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS